Restauração da Sede Social

No ano de 1994, a Sociedade, em assembléia geral, decide dispor à venda parte de seu potencial aéreo, em decorrência do tombamento de sua sede social, para o patrimônio histórico da Cidade de Curitiba. Em troca deste potencial aéreo, contratara uma firma construtora, para realizar a restauração de sua sede, bastante prejudicada pelo seu tempo de uso. Para tanto, fora constituída uma comissão especial de obras, assim constituída: Presidente: Vereador José Gorski. Membros: Pres. Segismundo Sielski, Carlos Sielski, José Rendak e Miroslaw Wiacek.

Diante de alguns percalços imprevistos, a construtora contratada teve problemas internos, o que levou a comissão a envidar redobrados esforços, junto às autoridades municipais, para sair daquele infausto impasse. Finalmente, graças a intervenção do sr. Cássio Taniguchi, Prefeito Municipal da Capital e seus auxiliares diretos, bem como da Comissão de obras, liderada pelo vereador José Gorski e o presidente Segismundo Sielski, as obras do restauro, foram finalmente concluídas, e no dia 3 de maio de 2000, a sede social pôde ser solenemente reinaugurada. A solenidade fôra, conjuntamente programada com o Consulado da Polônia, que aproveitara a data para a comemoração da data nacional polonesa de 3 de Maio, que contara com a presença de inúmeras autoridades. A solenidade fora precedida, ainda, com uma missa de ação de graças, na Igreja de São Vicente de Paulo, oficiada pelo Reitor da Missão Católica Polonesa, no Brasil, Pe. Benedykt Grzymkowski, concelebrada, ainda pelos Padres: Simão Walenga, DD. Provincial dos Padres Vicentinos, Zdzislaw Malczewski, DD. Provincial Sociedade de Cristo (Chrystusowcy), Jorge Morkis, pároco da Igreja de São Vicente de Paulo, e padres Lourenço Biernaski e Miecislau Lekent, vicentinos.

Na mesma solenidade, o Sr. Cônsul Geral da Polônia, em Curitiba, Marek Makowski, condecorara c sr. José Gorski, com a Cruz de Cavaleiro da Polônia, pelos seus esforços dispendidos em favor do restauro da Sociedade. Ao Presidente da Sociedade, Sr. Segismundo Sielski, fôra lhe concedido um Diploma de Honra, pelos seus constantes, múltiplos e diuturnos esforços dedicados à associação. E na assembléia ordinária do dia 17 de junho de 2000, fora concedido Diploma de Sócio Honorário à pessoa de seu presidente.

Os salões da Sociedade, reviveram com grande galhardia e festa, os seus antigos dias de glória e fausto, lotando literalmente as suas primorosas e belas dependências, totalmente restauradas.

 

Resumo dos Principais Acontecimentos Cronológicos na História da Sociedade


Período de Nacionalização

Índice

 

voltar