Resumo dos Principais Acontecimentos Cronológicos na História da Sociedade

1891 - Fundação da escola primária polonesa em Curitiba, e a caixa da "Assistência Mútua".

1892 - Elaboração do primeiro estatuto da Sociedade, e sua edição em Poznan, na Polônia.

1893 - Fundado o "Círculo de Canto", sob a direção de Ignacy Waberski. Finalidade: empreendimentos artísticos, dança e folclore, vida nacional.

1897 - Iniciada a construção de predio próprio, a sede da Sociedade, que fora concluída em 1901; a construção fora dirigida por Albin Smolkowski, o terreno fora doado por Edmund Wos Saporski.

1898 - Tem lugar o Primeiro Congresso Polonês, em Curitiba, da parte da Sociedade,Lacznosc i Zgoda, tendo por finalidade a criação da "Associação Nacional Polonesa da América do Sul", para a qual deviam pertencer todas as organizações polonesas do Brasil, até então, existindo sem coordenação, sob a direção de Wilhelm Melinski. Para o encontro, apareceram todas as sociedades polonesas, existentes no Paraná. Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. "A Gazeta Comercial e Geográfica" de Lwów, informava a comunidade, inserindo um comentário: "Saudamos o Primeiro Congresso Polonês, em terras brasileiras, como uma feliz iniciativa de uma irresistível e renovadora força do Povo Polonês". A festejada poetisa polonesa Maria Konopnicka, saudando a novel iniciativa do "Congresso Polonês", em Curitiba, escrevera uma poesia. com a dedicação à colônia polonesa no Brasil.

1899 - A Sociedade Kosciuszko participa no trabalho comunitário, tendo por atenção a união da comunidade polonesa, juntamente com Józef Okolowicz, sob a denominação de "Gmina Polska". O trabalho supramencionado perdura até o ano de 1900; o sistema escolar, as relações religiosas, partido político, o lançamento da candidatura de Edmundo Saporski, para deputado estadual, pela colônia polonesa.

1902-1904 - Sob a égide de Leon Bielecki, redator da "Gazeta Polska w Brazylii", Aleksy Waberski e Pe. Niebieszczanski, foram envidados esforços, com a finalidade da fundação da "Sociedade da Escola Polonesa no Brasil", que em 1904, fora reformulada para "Macierz Szkolna"; todavia, o empreeendimento não tivera o devido êxito, apesar do apoio por parte dos padres: Bajer, Mietus e Wyszynski, vicentinos.

1905 - Fora fundada uma orquestra, com 25 figurantes amadores.

1907 - A Sociedade Tadeusz Kosciuszko patrocinara a criação da "Associação das Mulheres Polonesas", sob cuja direção estavam as esposas das personalidades notáveis da comunidade local. É digna de nota, a ação das mulheres polonesas - a realização de uma sessão solene, em honra da festejada e ilustre escritora polonesa, Eliza Orzeszkowa.

1910 - A Sociedade Kosciuszko, tomara parte num protesto coletivo da coletividade paranaense, contra a decisão do Superior Tribunal Federal, no assunto dos limites do "Contestado", em nome de 70.000 poloneses, residentes no Paraná, apondo a assinatura no referido documento coletivo e histórico.

1913 - Com a criação do "Comitê de Defesa Nacional", a Soc. Kosciuszko pertence à organização central, dando o seu apoio e entrando com a sua colaboração, por ocasião da Primeira Guerra Mundial, em favor da Polônia independente, Comitê de Socorro para a Polônia, Comitê de Donativos e outros.

Vale lembrar, que por ocasião do Centenário da Colonização Polonesa no Brasil, a Sociedade Tadeusz Kosciuszko em Curitiba, era:

1968 - funcionava em seus recintos o Grupo Folclórico Polonês do Paraná, até a época do inicio do restauro da sede social, em 1994.

1994 - Tombamento do prédio da sede social, para o patrimônio histórico da Cidade de Curitiba; início das obras da restauração da sede social

2000 - no dia 3 de maio, solene reinauguraçáo da sede social, totalmente restaurada, pelo Sr. Prefeito Municipal de Curitiba, Cássio Taniguchi, com a presença de ilustres autoridades civis e religiosas, bem como do sr. Cônsul Geral da Polônia, Sr. Marek Makowski.

 


Restauração da Sede Social

Índice


voltar